Dica de leitura

Gostei tanto desse texto que resolvi dividí-lo com vocês. Deu até saudades do José Simão. Faz tempo que não leio os textos dele.

Surrupiado da sessão Badulaque, da revista TPM.

Tucanaram o abajur e a doceira!

Em nome de uma linguagem mais "fina", os doceiros hoje dizem que são cake designers e os banqueteiros são private chefs. Investigamos as novas expressões em voga no mundo dos frescos

Sabe aquela moça que faz bolo? Ela na verdade é uma cake designer. E aquela pessoa que liga para o seu trabalho perguntando se você recebeu um e-mail está fazendo um follow up. Sim, estão acabando com a língua portuguesa, como desconfiamos faz tempo. Abaixo, as novíssimas palavras da “nossa língua”.

Cake designer_ Sabe o confeiteiro? Ou a simpática boleira? Bem, eles agora atendem por esse nome. Sim, depois que cabeleireiro virou hair designer, só faltava essa. Pode ver nas revistas de celebridades. Você vai encontrar que o bolo de casamento de Juliana Paes foi feito pelo cake designer fulano de tal e por aí vai. No Google, encontramos 390 mil ocorrências para essa expressão. Desculpem, mas, para nós, esses profissionais continuam sendo doceiros!

Caixa de luz_ Trata-se de uma peça, de vidro ou de acrílico, com uma luz dentro, que você coloca no chão da sua casa ou na parede. Os mais tradicionalistas devem ter lido a primeira frase e pensado: “Mas isso não é uma luminária?”. Concordamos. Na verdade, somos da época do abajur. Lembram?

Follow up_ Sabe aquela atitude meio mala de ligar para saber se alguém recebeu um fax? Isso não chama mais telefonema, mas sim follow up, que significa, em outras palavras, dar um telefonema de trabalho e entrar em contato com, por exemplo, um cliente.

Private chef_ O bom e velho banqueteiro. O chef de cozinha que vai na sua casa ou no lugar onde você está dando uma festa e prepara a comida para os convidados. Também conhecido como personal chef. Basicamente, se você quer dar uma festa hoje em dia, precisa fazer uma decoração com caixas de luz, chamar um cake designer e um private chef. Ah, e depois fazer um follow up com os convidados para ver se eles gostaram.

Link.

2 comentários:

Ana Medeiros disse...

kkkkkkkkkkkk

Nossa que legal! E olhe que é pura verdade. Tudo mudando p chique.

Sabine Mendes disse...

Nossa!!! Simplesmente amei esse texto!!!

Ainda hoje estava ouvindo falar em "networking" que para mim ainda é fazer amizade (rsrsrsrsrs).

Bem, como sou professora de idiomas, com certeza vou usar em sala de aula em 2009 (o texto).

Cheguei aqui hoje, através do link no "Para Francisco", e adorei. Voltarei com certeza!!!

Beijos
Sabine
http://outralingua.wordpress.com

Obrigada pela visita.Volte sempre.